terça-feira, 5 de maio de 2009

casamento?!

esse era o tema de uma reportagem que eu li na revista hoje de manhã. a sua pergunta principal era: casamento, o mundo pode tirar seu valor?!
pra alguns essa coisa de casamento é muito complexa. tem uns que dizem ' juntado na fé,casado é'. a maioria nos dias de hoje abriu mão de toda aquele burocracia de namorar, noivar e então casar. até mesmo porque é bem fácil o pedro dizer pra maria: vamos morar juntos?! olhando por um lado rola aquela economia. nada de festa. nada de convites. chá de panela. o máximo que acontece é levar o que cada um tem pra um apartamento alugado e pronto. qualquer coisa, ou melhor dizendo, qualquer briga é só cada um voltar pra onde veio. nada de procurar advogado. assinar papeis e blábláblá.
durante a reportagem eles disseram que a mulher hoje em dia não sonha mais em se casar e ter uma família 'qualy'. hoje o objetivo da mulher é ter um bom emprego e uma formação. será que alguém pode me responder o que tem de mais nisso?! alguns podem dizer que é por conta disso que o casamento está falindo e indo pro ralo. eu confesso que eu fui picada por esse 'mosquito' moderno. quero terminar minha faculdade e começar outra. ter um emprego que me dê prazer. viver a minha vida sem me preocupar com roupa de marido/filho. com horario pra chegar em casa. ter que cozinhar nos finais de semana. abrir mão de minha liberdade por conta de outro, não isso não é pra mim [pelo menos agora e daqui no minimo 10 anos]. mas, isso também não quer dizer que eu irei morrer solitária e virgem. quero muito acordar e vê que tem alguém do meu lado. quero levantar com beijos e abraços apaixonados. quero viajar pra uma lua de mel beem boua! só não dizer quando. talvez quando eu já tiver realizada profissionalmente. talvez quando eu olhar pra alguém na rua e pensar: putz! eu abro mão de tudo pra me casar com ele. porém, independente de qualquer coisa ou circunstância: casamento é pra vida toda! e eu acho que é aí que mora o medo de muita gente, incluindo a minha pessoa. o que mais pesa em uma celebração de casamento ao meu vê é quando o pastor/padre diz: até que a morte os separe. aí a coisa fica realmente séria e o bixo pega.
mesmo com todos os divorcios que eu vejo acontecer, ainda acredito no casamento pra vida toda. sempre que vejo um casal de idoso me dá uma pontinha de inveja. e é claro eu digo que um dia será a minha vez. pra isso eu tenho muito o que aprender ainda. tenho que deixar de ser egoísta e orgulhosa. e é claro tenho que aprender a cozinhar além do bolo e café.
depois de encher muita linguiça chego a conclusão de que nada pode tirar o valor do casamento a não ser a pessoa casada.

# segure a minha mão. não olhe mais para atrás